Devocionário‎ > ‎

Escapulário

Bênção e Imposição do Escapulário

Escapulário do Carmo: um sinal de fé e compromisso Cristão

Os sinais na vida humana

Vivemos em um mundo feito de realidades materiais repletas de simbolismo: a luz, o fogo, a água...

Existem também na vida cotidiana experiências de relacionamento entre as pessoas que expressam e simbolizam coisas mais profundas, como partilhar a comida (sinal de amizade), participar de uma manifestação popular (sinal de solidariedade), celebrar juntos uma data cívica (sinal de identidade).

Temos necessidade de sinais e símbolos que nos ajudem a compreender e viver fatos do presente e do passado, e que nos dêem consciência do que somos como pessoas e como grupos.

Os sinais na vida cristã

Jesus é o grande dom do amor do Pai. Constituiu a Igreja como sinal e instrumento de seu amor. Na vida cristã também há sinais, que Jesus utilizou (o pão, o vinho, a água) para nos fazer compreender realidades superiores que não vemos nem tocamos.

Na celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos do Batismo, Confirmação, Reconciliação, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos, os símbolos água, óleo, imposição das mãos, alianças, têm um significado e nos introduzem em uma comunicação com Deus, presente por meio deles. Além dos sinais litúrgicos, existem na Igreja outros ligados a um acontecimento, a um costume, a uma pessoa. Um deles é o ESCAPULÁRIO DO CARMO.

O valor e o sentido do escapulário

O escapulário tem suas raízes na tradição da Ordem, que o interpretou como sinal de proteção materna de Maria. Tem em si mesmo, a partir dessa experiência plurissecular um sentido espiritual aprovado pela Igreja:

1. Representa o compromisso de seguir a Jesus como Maria, o modelo perfeito de todo discípulo de Cristo. Este compromisso tem sua origem no batismo, que nos transforma em filhos de Deus.

A Virgem nos ensina:
  • Viver abertos a Deus e à sua vontade, manifesta nos acontecimentos da vida;
  • Escutar a Palavra de Deus na Bíblia, na vida, e a crer nela e pôr em prática suas exigências;
  • Rezar em todos os momentos descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
  • Perceber as necessidades de nossos irmãos e solidarizar-nos com eles.

2.  Introduz na fraternidade do Carmelo, comunidade religiosa presente na Igreja há mais de oito séculos, e compromete a viver o ideal dessa família religiosa: A AMIZADE ÍNTIMA COM DEUS NA ORAÇÃO.

3. Propõe como modelo o exemplo dos santos e santas do Carmelo, com os quais estabelece um relacionamento familiar de irmãos e irmãs.

4. Expressa a fé no encontro com Deus na vida eterna, mediante a intercessão de Maria.

O escapulário do Carmo NÃO É:

  • Sinal protetor mágico;
  • Garantia automática de salvação;
  • Isenção de viver as exigências da vida cristã.

É um sinal:

  • Aprovado pela Igreja há sete séculos;
  • Que representa o compromisso de seguir Jesus como Maria;
  • Abertos a Deus e à sua vontade;
  • Guiados pela Fé, Esperança e Amor;
  • Atentos às necessidades dos outros;
  • Orando em todo momento e descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
  • Que introduz na família do Carmelo;
  • Que alimenta a esperança do encontro com Deus na vida eterna, com a proteção e intercessão de Maria.

Formulário Breve para a Imposição do Escapulário

Leituras bíblicas – Lucas 11,28 e João, 25.27

Recebe este escapulário, sinal de um relacionamento especial com Maria, a Mãe de Jesus a quem te comprometes a imitar. Que este escapulário te lembre a tua dignidade de cristão (ã) tua dedicação ao serviço dos demais e à imitação de Maria. Leva-o como sinal de sua proteção e de pertença à família do Carmelo, disposto (a) a cumprir a vontade de Deus e a empenhar-te em trabalhar para a construção de um mundo mais fraterno, de justiça e paz. Amém.

Comments