Vocação Carmelita: Viver de amor!
Há os que ainda ignoram a presença e a importância da vida religiosa contemplativa na Igreja. É bom que se saiba: os mosteiros espalhados pelo mundo inteiro continuam acolhendo pessoas dotadas de um ardente desejo de servirem a Deus no silêncio e na oração. E percebe-se nos últimos anos um aumento do número das vocacionadas à vida contemplativa. A juventude tem sido generosa na sua resposta aos apelos do Senhor, que prossegue chamando operárias para sua colheita nas diversas Ordens monásticas. A Ordem Carmelita Descalça, uma das mais numerosas da Igreja, tem um projeto de vida religiosa atrativo para todas as jovens que desejam uma intensa comunhão com Aquele que é Caminho, Verdade e Vida. O Carmelo é um lugar do encontro e da amizade com Deus. É um deserto onde este encontro se processa no mistério da fé.
E para que se entra no Carmelo?
Entra-se no Carmelo, antes de tudo, para dar uma resposta de amor e de gratidão ao dom de Deus, ao dom de uma vocação, que é um chamado de Deus, para seguir a Cristo, Seu Filho, que veio ao mundo para fazer somente a vontade do Pai.
O Carmelo sempre despertou e continua despertando grande interesse. Basta pronunciar o nome Carmelo e já se pensa em uma vida toda entregue à oração, ao amor. O Carmelo existe para a Igreja e por causa da Igreja em seu "ministério de oração", insistindo sempre na força da fecundidade interior.
Num estilo de vida marcado pela simplicidade, no silêncio da sua oração, o Carmelo é fermento, sal e luz, lembrando ao mundo que DEUS É O ÚNICO ABSOLUTO DE NOSSA VIDA... Para tanto, há que se deixar tudo. O Senhor é exigente em Seus apelos de amor quando nos chama a nos realizarmos plenamente como seres humanos e como cristãs na clausura carmelita. Somos felizes e livres. A clausura não nos aprisiona, mas nos liberta para melhor servirmos a Deus e a seu povo através de nosso testemunho de vida de oração e contemplação.
Nossa casa é um lugar de paz, alegria e amor. Aqui não há tempo para tristeza e ócio. Vivemos todas ocupadas em servir unicamente a Jesus Cristo através de nossa vida fraterna, nossa oração, estudo e trabalhos manuais. Consideramos nossa vocação muito importante para a salvação do mundo. Afastadas do mundo, procuramos viver uma vida apostólica, em comunhão com todos os missionários e missionárias da Igreja. Como afirma nossa querida irmã Santa Teresinha do Menino Jesus em uma de suas cartas: "Uma Carmelita, que não fosse apóstola, afastar-se-ia de sua vocação e cessaria de ser filha da Seráfica Santa Teresa". (Carta 198)
Levantamo-nos bem cedo para o louvor do Senhor. Temos momentos comuns de oração, trabalho e recreação e também momentos fortes de silêncio e recolhimento pessoal. Nosso dia-a-dia, em linhas gerais:
Laudes (Oração da Manhã)
Oração Individual
Eucaristia
Ofício das 9 horas
Café
Formação/Trabalho
Ofício do meio-dia
Almoço
Recreio
Descanso
Leitura Espiritual
Ofício das 15 horas
Vésperas (Ofício da Tarde)
Oração Individual
Ofício das Leituras
Jantar
Recreio
Completas (Oração da Noite)
Repouso
Para entrar no Carmelo é necessário
- Ouvir o chamado de Deus. Este chamado se dá no cotidiano, na vida de oração, na leitura e meditação das Sagradas Escrituras, na vida sacramental e na participação da vida da Igreja.
- Ser livre para responder de coração aberto, através de um total desapego. Não se abraça a vida carmelita descalça para se fugir de problemas. É necessário equilíbrio emocional e uma fé ardente.
- Ser forte para amar, estar disposta a consumir-se de Amor.
- Deixar-se conduzir pelo Espírito que fala através das orientadoras vocacionais.
Jamais deve-se precipitar o ingresso na vida religiosa. A experiência vocacional deve ser assumida após muitas ponderações e súplicas a Deus para um discernimento eficaz.
Se você deseja mais informações sobre a vida carmelita, escreva para:
Madre Priora
Carmelo Nossa Senhora Aparecida
Rua Desembargador Tinoco, 322,
Bairro Monsenhor Messias,
Belo Horizonte – MG
CEP 30720-480